Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lisboa

análise de João Gomes de Almeida, em 06.10.09

Esta é a imagem de campanha do "outro" António Costa que é candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Movimento Mérito e Sociedade (MMS). Trata-se de um gestor de 38 anos, filiado no partido.

O MMS obteve nas últimas eleições legislativas 0,38% da votação, ou seja, cerca de 1219 votos - ficando como oitava força política na cidade de Lisboa. À semelhança do MEP esta votação diminui em muito as possibilidades do MMS conseguir colocar o seu António Costa na vereação da câmara municipal da capital. Mas vamos lá analisar o cartaz.

O jogo de palavras "LIS BOA" chama à atenção e como tal deve ser considerado um elemento positivo. O slogan "O nosso António Costa faz melhor" está engraçado, mas não passa disso. O que quero eu dizer? Quero dizer que o cartaz tem piada, mas não leva ninguém a votar. À semelhança dos cartazes do MEP não oferece nada aos eleitores, ou seja, é mais do mesmo.

Uma nota para o jogo cromático, que também já havia sido utilizado pelo MMS nas legislativas - quer-me parecer ser muito idêntico ao do CDS/PP. O que poderia ser bom se o MMS admitisse estar a disputar o mesmo eleitorado que os centristas. Se isso não acontecer, nada feito.

Uma última nota para a fotografia de António Costa. A fotografia é boa, mas apenas chega a um certo eleitorado de direita. Os braços cruzados, com o relógio à vista, o estilo de roupa, o lenço de lapela e o cabelo com gel, são tudo marcas de elitismo. O que por norma nunca resulta muito bem nas urnas. Mas esperamos para ver.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:45


já andam a falar aqui

De Rodrigo Saraiva a 06.10.2009 às 10:23

Este jogo com nomes iguais tem a sua piada. Já nas intercalares o PNR, visto que o seu candidato se chamava José, usava o slogan "este é que é o Zé que faz falta".

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas