Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lisboa

análise de João Gomes de Almeida, em 08.09.09

Estes são os melhores cartazes da campanha eleitoral autárquica em Lisboa e muito provavelmente no país. A conjugação cromática é muito boa, não há confusão gráfica, não há demasiada informação, o slogan é bom e a foto é boa. Existe coerência com os restantes materiais de campanha, principalmente no que ao logótipo da coligação PSD, CDS, MPT e PPM diz respeito. Peca apenas por não ter o símbolo dos partidos - mas Santana Lopes também não precisa. Com estes cartazes Santana Lopes rouba eleitorado a todo o lado, consegue verdadeiramente unir Lisboa - sem precisar do afirmar, ao contrário de António Costa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:56


já andam a falar aqui

De Zé Passos a 08.09.2009 às 16:46

Caro João Gomes de Almeida,

Ajudava à sua pretensa seriedade analítica não demonstrar, enquanto pretensamente analisa, tão flagrante simpatia partidária/política pelo candidato à CML.

Posto isto, acresce dizer que o azul e o vermelho não estão bem conjugados cromaticamente, aparecem pela primeira vez na campanha e em tons demasiado carregados que acentuam uma certa palidez do rosto de PSL. Assim, falar deste outdoor (ou desta campanha) como referência maior das autárquicas e reforçar a opinião identificando a suposta coerência com aquilo que vem sendo feito, isto é, azul e vermelho combinarem com uma campanha desenvolvida sempre em cima do verde, é um exercício de boa vontade interpretativa que lhe ficaria bem e lhe conferiria seriedade se isto fosse a Universidade de Verão do PSD.

De resto, destaca-se pela positiva a ausência de símbolos partidários, o que dá a Pedro Santana Lopes uma aura de líder de movimento social, qual Helena Roseta do PPD (passe o pleonasmo anacrónico), que em nada representa a trajectória política de Santana - mas se um outdoor tivesse esse objectivo tinhamos de colocar ali um 8 algures.

Santana surge neste cartaz com um ar cansado, sendo de notar o trabalho fotográfico, capaz de descobrir uma espécie de papo lateral no pescoço de PSL... Tudo coisas que uma campanha mais atenta evitaria. De resto, estampar num plano fechado a cara da figura política mais gasta do país - isto é empiricamente sutentável - é no mínimo arriscado e poderá vincar ainda mais o desgaste de PSL perante um eleitorado. A campanha de Isaltino em Oeiras é largamente superior à de PSL.

"Com estes cartazes Santana Lopes rouba eleitorado a todo o lado, consegue verdadeiramente unir Lisboa - sem precisar do afirmar, ao contrário de António Costa."

Quanto a este parágrafo, ou é piada ou é wishful thinking. A fase de revelação da campanha de António Costa, ainda que graficamente pobre, é conceptualmente mais interessante do que qualquer um dos momentos da campanha de PSL até agora.

De João Gomes de Almeida a 09.09.2009 às 15:55

Caro Zé Passos,

Estou por certo que esta conversa teria muito mais interesse se o Sr. não fizesse recurso a um pseudónimo. No entanto, eu não sou militante do PSD, logo não vejo o porquê de ser parcial - não me viu aqui a elogiar cartazes do CDS, do PS e até da CDU?
Quanto às suas comparações com a campanha de António Costa também não denotam qualquer independência. Quanto ao resto não passam de opiniões minhas, e as opiniões são como as vaginas, cada um tem a sua e oferece-a a quem quer. Eu nem isso tenho.

De Mário a 08.09.2009 às 21:34

Não discordando de todo da afirmação, pois o cartaz está muito bem conseguido em termos cromáticos e compositivos, aponto o tamanho estrondoso da tipografia na proporção do cartaz como algo que não facilita a leitura imediata, logo a passagem da mensagem..

(já agora, o PSL não tinha tantos cabelos brancos, pois não?)

Cumprimentos

De Carlos a 08.09.2009 às 23:17

Tem toda a razão. Toda a gente sabe que os cartazes conseguem roubar eleitorado. Aliás, os cartazes políticos são a técnica mais eficaz de convencer eleitores.
De qualquer maneira, parabéns pelo esforço.

De JC a 08.09.2009 às 23:24

Pelo que tenho visto, e até escrevi (http://buzzofias.blogspot.com/2009/08/imagens-de-campanha.html), este blog tem feito análises isentas. Não estraguem, nem deitem fora o trabalho (bom) que têm vindo a fazer...

De João Gomes de Almeida a 09.09.2009 às 15:57

Mas sempre que elogiamos um cartaz não estamos a ser isentos? Também não podemos ser como o VPV e "malhar" em toda a gente.

De Rodrigo Saraiva a 09.09.2009 às 10:41

Relativamente a Lisboa não é segredo que apoio Pedro Santana Lopes.
Relativamente à análise que o João (que não é militante do PSD) faz ao cartaz tenho pontos de convergência e outros que não concordo.
Começo por resumir: Um excelente cartaz!
Embora graficamente esteja bem conseguido, é um cartaz que vale muito pela mensagem. O slogan escolhido é a mensagem correcta que se adapta a um factor distintivo entre os principais candidatos. E é um cartaz que na rua a mensagem tem forte impacto, é o que "entra pelos olhos".
O pormenor que gosto menos é a foto, embora não esteja má.
Um excelente cartaz, mas ainda cedo para poder dizer que é dos melhores do país.
Mas que gosto, isso gosto.

De Rodrigo Saraiva a 09.09.2009 às 10:42

Aproveito para informar que irei voltar a analisar os cartazes de António Costa.
Uns cartazes bem conseguidos, mas que agora foram "estragados". Só tenho de verificar se a fotografia tem qualidade.

De Luís Sá a 09.09.2009 às 15:08

Gosto do cartaz, não tenho qualquer problema em admiti-lo, mesmo não sendo apoiante do candidato do PSD, CDS, MPT , PPM (não é caldeirada, pois essa pelos vistos já tem dono, vá um rancho - que é aliás um prato que gosto muito - portanto um exemplo pouco feliz hehe ).
Agora a frase do cartaz pode também dar azo a muita "asneirada" e como tal não se admirem de aparecerem aí uns cartazes alternativos como por exemplo "faça o que fez no passado? Virgem Santíssima não por favor" :)
Não quero com isto lançar nenhuma ideia, atenção :)
Vão pondo mais cartazes, aqui o freguês deste blogue agradece-vos

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas