Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Fafe

análise de Rodrigo Saraiva, em 02.09.09

O Nuno Gouveia já aqui analisou o cartaz da coligação PSD / CDS-PP em Fafe. Através de um contributo enviado por mail chegam-nos os cartazes da recandidatura do actual Presidente de Câmara, José Ribeiro (PS) e da candidatura “Independentes por Fafe” liderada por Parcídio Summavielle, actual vereador, eleito nas listas da CDU e filho de um ex-Presidente da Câmara, eleito pelo PS, tendo sido ainda, em dois mandatos, vereador eleito pelo PS. Esta candidatura conta com o apoio do Bloco de Esquerda.
 

O cartaz de José Ribeiro é um cartaz simples, com os elementos chave e bom grafismo. O slogan “O Rumo Certo” é o óbvio de uma recandidatura, afirmando que o caminho traçado é o correcto. Deste cartaz saliento dois aspectos. O facto de o candidato, para além de não estar de gravata, se apresentar de pólo, dando um ar de proximidade. E que se conjuga com a assinatura de campanha – “Servir Fafe”. A palavra “servir”, embora com menos destaque, acaba por ser o elemento mais forte deste cartaz.
 

 

A candidatura independente apresenta um original cartaz, que está bem conseguido. Embora com dois slogans, a construção gráfica acaba por conjugar bem as duas mensagens. A imagem da mão aberta pode ter diversos sentidos. Desde a sugestão de ser uma candidatura de “mãos limpas”, a que a cor branca ajuda, até ao facto de simbolizar ser uma candidatura de uma equipa. Destaco ainda o slogan do lado direito – “Há força neste querer!”, diferente e emotivo.

 

 

Esta candidatura independente conta ainda com um cartaz onde apresenta a fotografia do candidato e com um slogan forte e anti-partidos, embora não seja original, visto seguir o conceito da candidatura, também independente, de Carmona Rodrigues nas intercalares em Lisboa. Um erro é não haver ligação gráfica com o cartaz acima, imagem também seguida nos cartazes das Freguesias.
 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:29


já andam a falar aqui

De fermelanidades a 02.09.2009 às 12:24

Eu voto no Parcidio.

De Silvério Regalado a 04.09.2009 às 13:58

Os meus parabéns pelo site que, na minha opinião está fantástico.
Como se pode ver, a atitude certa para se atingir os objectivos de uma boa campanha está na simplicidade.
Quanto mais simples na forma, melhor passa a mensagem.
Por vezes o mundo que nos rodeia também é uma boa fonte de inspiração.
este slogan (Agora Sim...), por exemplo, podemos encontrá-lo numa música dos Deolinda... Pode não ser original, mas resulta bem...

Um abraço e continuação de bom trabalho

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas