Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estarreja

análise de João Gomes de Almeida, em 31.08.09

Até ao momento este é para mim o melhor outdoor que eu já vi de eleições autárquicas e pertence ao candidato do PS em Estarreja, o Fernando Mendonça. As pessoas podem não gostar da fotografia e do fundo preto. A verdade é que a foto demonstra a felicidade do slogan e o fundo preto realça as letras verdes claras. O outdoor está limpo, moderno, bonito e muito diferente de tudo o resto que se vê por aí. Foi arriscado, podia ter corrido mal, mas ficou excelente. Parabéns.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:22


já andam a falar aqui

De Pedro Sá a 31.08.2009 às 21:52

E está inteligente considerando que a grande maioria das pessoas associa directamente felicidade a casamento e filhos.

De Nuno Nogueira Santos a 01.09.2009 às 01:49

Gostei deste blog. Acho muito interessante fazer-se esta análise. Quanto a este outdoor, não concordo. Está graficamente interessante e tem uma mensagem curta, mas não me transmite nada de voz. O candidato e a família parecem estar a proteger-se das trevas e não a construir o futuro.

De Joana Cruz a 01.09.2009 às 10:07

Eu acho que é uma imagem fantástica, natural, em que num presente "negro" surge a esperança de um "Futuro Feliz".

De Vítor Reis a 01.09.2009 às 11:38

Embora a ideia seja positiva e a mensagem interessante do ponto de vista de comunicação, este cartaz com fundo negro poderia ser utilizado em qualquer campanha de sensibilização para prevenção de acidentes rodoviários. Em parte alguma do mundo ocidental a cor negra é sinónimo de felicidade. Aliás o sentimento que desperta à primeira vista é exactamente de terror.

De Hugo Morgado a 01.09.2009 às 12:08

O cartaz é excepcional. Está completamente diferente dos outros. É muito inteligente e tem estética. A foto está muito, muito bela.

De Ana Rodrigues a 01.09.2009 às 13:55

Só acho que não deviam usar as crianças na campanha eleitoral. MAL ESCOLHIDO

De João Gomes de Almeida a 01.09.2009 às 14:15

As crianças são os filhos do próprio candidato.

De C.A. a 01.09.2009 às 16:34

Aproveitaram muito bem a foto para o outdoor. Eu estava no momento em que esta foto foi tirada. A foto é natural, tal como o fundo negro, já que foi tirada no dia da festa de apresentação do candidato. Este foi o momento em que os filhos subiram ao palco no fim do discurso. Havia um grande ambiente de festa, com música e o muito público presente a aplaudir de pé.
Foi incrivel.

De Gracinda Pinho a 01.09.2009 às 22:39

Quer seja sobre o outdoor quer sobre qualquer outro aspecto da sociedade, haverá sempre ideias diferentes e há que as respeitar. Na minha humilde opinião, foge aos outdoors profissionais de políticos que, no momento da fotografia, fazem a cara mais santa que lhes for possível. Neste caso, foi um momento em que distraidamente alguém se divertia com as crianças que ali estavam.
Quanto à cor do outdoor, acredito verdadeiramente que poderá ter inúmeras interpretações e que dificilmente se chegue a um consenso mas, a meu ver, o verde, como cor da esperança, é o futuro que se avizinha. O negro à volta é referente ao passado e presente na política em Estarreja. Mas isto, saliento, é só a minha opinião.
Reflectindo mais a fundo, o preto não é só a cor do que é mau e terrível À morte de alguém o preto simboliza a tristeza mas também a saudade e o respeito por alguém que partiu.

De Bruno Julião a 02.09.2009 às 11:59

Eu assisti: uma foto de um momento dinâmico, no final de uma intervenção, deu aso a um outdoor... só isso revela a sua originalidade. Quanto ao impacto, concordo com a impressão inicial do João Gomes - a estratégia gráfica da lista F, do Fernando do Futuro Feliz, tem sido gabada.

De Nuno M. Marques a 02.09.2009 às 14:00

A prova de que numa campanha política também pode haver arte e originalidade.
Espectacular.

Comentar post



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas