Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Silves :: CDU, PSD e PS

análise de Rodrigo Saraiva, em 01.10.13

As eleições já terminaram, mas aqui no Imagens de Campanha ainda vamos estar activos mais um tempo. Algumas análises que ficaram em arquivo merecem ser destacadas. E haverá muitas outras campanhas que pelo menos colocaremos online, sem análises profundas, cumprindo assim o nosso objectivo de criar uma blogoteca.

 

O destino de hoje é Silves, uma Câmara onde aconteceu mudança. Do PSD passou para a CDU. Rosa Palma já tinha sido candidata em 2009 e agora atingiu a vitória. Muitos ficarão surpreendidos com mudança algo “radical”, mas olhando à realidade e histórico do concelho a surpresa não é assim tão grande. Pois a CDU recuperou a presidência que tinha perdido em 1997 para o PSD. Desde esse ano que a autarquia foi liderada por Isabel Soares, que já tinha saído da Câmara, dando espaço a Rogério Pinto, que não logrou vencer.

E este destaque a Silves, mesmo após eleições deve-se ao facto de em Silves ter encontrado aquele que para mim foi o slogan melhor conseguido de todos os que vi. Não me recordo de ver um slogan igual, logo é original, e é um slogan que encaixa perfeitamente com a realidade geográfica do concelho, bem como com o discurso da candidatura que o apresenta.

Eis o cartaz da CDU. “Agora Silves, da Serra ao Mar”. Adoro este slogan. O cartaz, tirando aquele “selo” da CDU foge aos ditames propagandísticos da CDU (PCP). Está “limpinho, limpinho”. Simples arranjo gráfico na colocação dos nomes na parte inferior direita. E os candidatos em colectivo sem seguirem o tradicional formato dos candidatos alinhados lado a lado. Não sei se o pormenor de uns estarem de branco e outros de vermelho foi propositado, mas ficou impecável, dando harmonia ao cartaz numa boa conjugação cromática com o azul escolhido para fundo do cartaz.

Antes de passar a outros cartazes volto a destacar o slogan, impecável. Para mim o melhor destas autárquicas 2013.

E dos vencedores (CDU) para os vencidos (PSD).

Não é o que o cartaz seja mau, mas bastava outra opção de lettering, o slogan não está mal escolhido, para que ficasse bem melhor. E a fotografia do candidato à Câmara (o ainda presidente)? Quem é que aprovou isto? O senhor já estava a adivinhar o resultado final e sentia-se mal? Vamos ficar por aqui.

O PS apresentava este cartaz no final, um cartaz típico de mostrar a equipa, todos alinhados lado a lado. Não está mal trabalhado graficamente. Neste cartaz o meu foco vai para o slogan, demasiado banal, conjugando duas das palavras mais utilizadas. Gosto do lettering, mas é pena a cedilha do “ç”, de pouca leitura.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:16



Imagens de campanha

Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

e em 2009 foi assim


Envio de contributos

imagensdecampanha@sapo.pt






Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Visitas