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Sernancelhe:: PS, PSD

análise de Virginia Coutinho, em 26.09.13

Sernancelhe, a terra da castanha, tem “tradição de direita”.

 

Desde 1989, o PSD tem sido o partido vencedor das autárquicas. Antes a presidência foi do CDS, 3 vezes sozinho pois, em 1979, os partidos concorreram coligados sob a bandeira da AD.

José Cardoso, actual presidente pelo PSD, atinge o limite de mandatos e será substituído pelo seu colega Carlos Silva, nesta corrida à Câmara.

O PS tem como candidato Vítor Figueiredo, o CDS, Nuno Franquelim e o CDU, Eduardo Boloto.

 

Em análise estarão as imagens de campanha do PS e PSD. Comecemos pelo PS.

O outdoor é muito simples (talvez até demasiado) e desprovido de mensagem. Uma das primeiras dúvidas que assola quem o vê é "quem é o candidato"?!

No cartaz temos apenas as fotografias dos candidatos, a assinatura da campanha, “Sernancelhe, coragem!” (que talvez apele à coragem de mudança), a referência ao partido e aos social media utilizados na campanha.

As fotografias estão longe de ser boas (sem dúvida uma má montagem). A cor escolhida foi o verde, da esperança.

 

De realçar a menção do Tumblr e a indicação que estão no Facebook. Não deixa de ser curioso que tenham optado por usar o Tumblr (uma plataforma de blogging associada a jovens) em vez do website (quando visitamos a página entendemos que essa é a intenção).

Embora os social media no qual apostam (Tumblr e Facebook) estejam a ser usados para comunicar apenas informações da campanha e tenham algumas imagens de pouca qualidade (pixelizadas, por exemplo), são visualmente mais agradáveis do que os materiais que estão na rua...

 

Passemos à análise das imagens de campanha do PSD:

Pessoalmente não gosto do outdoor.

 

O candidato surge no lado esquerdo, vestido de forma formal (e com a gravata torta) e no lado direito temos o que parecem ser dois “guarda-costas”.  O candidato está num nível superior, o que se nota tanto pela altura a que está, como pela diferença da indumentária. Não gosto.

Para além disso o outline nas letras e a sombra em “Sernancelhe” não resultam bem.

 

Por fim, não aprecio o coração laranja, com aspecto de pintado, que pretende realçar o slogan da campanha “Por amor à nossa terra”.

 

De forma geral o outdoor está simples, com pouca informação (tal como o do PS) mas com execução gráfica fraca.

Também este candidato tem página de Facebook ,e para além disso um website, mas não os refere nos materiais.

 

"Satisfaz menos" para ambos os candidatos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:50


já andam a falar aqui

De Claudia a 29.09.2013 às 18:57

Ao ler tal "analise", as únicas palavras que me surgem são tiradas do proverbio popular "Gostos e cores não se discutem", todos temos o direito de "analisar" no entanto acho que se tem tanto espírito de "analise",talvez deveria se propor para aconselhar as equipas de designers, gráficos que rodeiam os candidatos...
Aprecio uma boa analise quando ela , de facto , se acompanha de alguma sabedoria, sobre o conselho, os candidatos que se apresentam nos outdoors. Talvez seja uma falta de profissionalismo de falar do que se desconhece, de quem se desconhece ... Estaria curiosa de saber qual seria o cartaz que o "analista" teria feito ...

De Virginia Coutinho a 07.10.2013 às 16:37

Olá Cláudia,

Atrevo-me a perguntar: é responsável por qual dos outdoors?

Sem dúvida que se tivessemos acesso à intenção dos designers, e mesmo às histórias do conCelho, como sugere, que o trabalho seria facilitado.

Por fim, uma análise destas tem muito a ver com gostos, como menciona, como nunca escondemos, e como faço questão de sublinhar com expressões como "Pessoalmente não gosto". O nosso intuito com este blogue é ajudar, criticar para melhorar, e caso tenhamos de alguma forma ofendido o seu trabalho, desde já ficam as minhas desculpas.
Muito obrigada pelo comentário.

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Compilação e análise de imagens das Campanhas Portuguesas (e não só). Cartazes, folhetos e materiais digitais (e outros). O melhor e o pior. Os verdadeiros e não só.

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